English Version Recomende e Divulgue  Contato  
Busca
    
O Mercado
Estrutura
Lojas
Restaurantes
Região
Como Chegar
Galeria de Fotos
Wallpapers
Cards

O Mercado | História | Incêndios | Curiosidades

Mercado Modelo - Clique para ampliarNa ocasião da visita da família Real Inglesa, em 1968, a Rainha foi presenteada com uma Penca de balangandãs. A réplica do artefato passou a ser procurada por todos os visitantes que queriam um igual ao da Rainha. Atualmente é uma das lembranças mais compradas nas lojas do Mercado Modelo.

Nessa mesma visita o Príncipe Philip bebeu um copo duplo de cachaça Suspiro de Virgem em um gole só, como todo bom baiano, para delírio da multidão que acompanhava a comitiva.

Os dois restaurantes no 2° andar, o Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro ocupam o mesmo espaço, convivendo em perfeita harmonia.

Mercado Modelo - Clique para ampliarO subsolo do Mercado Modelo possui túneis sustentados por arcadas, redescobertos na última reforma, que foram construídos para ser uma cava para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Diz a lenda que era no subsolo que ficavam os escravos recém chegados. O local, que fica abaixo do nível do mar, fica constantemente alagado, mas proporciona uma inesquecível visita. Não deixe de conhecer.

Os vigias que tomam conta do mercado a noite relatam que ouvem ruídos de corrente dos escravos que, segundo a lenda, teriam habitado o subsolo.

O Comércio de roupas e panos usados, conhecido como belchiores, começou com as jovens viúvas, que para seus sustentos, vendiam as roupas de seus recentes falecidos maridos.

O nome das ruas internas do Mercado Modelo são homenagens aos mais antigos e famosos comerciantes e personalidades, como Irmã Dulce.

Foi no Mercado Modelo que Jorge Amado, exímio freqüentador, se inspirou para criar uma das suas novelas, A morte e a morte de Quincas Berro D'água. Diz a história que Quincas, freguês habitual dos bares e conhecido bebedor de cachaça, ao ver uma garrafa no balcão, encheu um copo e virou-o de uma vez, para logo em seguida desferir um berro fora do normal, como o de um animal ferido ou marido traído. Águuuuuuua!

Assim como Jorge Amado, outros nomes de personalidades figuravam como freqüentadores do Mercado Modelo. Os intelectuais Sartre, Simone de Beavouir, Pablo Neruda, Aldous Huxley, Érico Veríssimo, Caribé e cineastas como Orson Wells, Clouzot, Roberto Rosselini e Louis Malle.

Encomende seus produtos
Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo Empresa de Turismo de Salvador S/A Site Oficial da Prefeitura do Salvador Bahia.com.br Portal Oficial do Estado da Bahia  



O Mercado | Estrutura | Lojas | Restaurantes | Região | Como Chegar | Galeria de fotos

Todos os Direitos Reservados - Mercado Modelo Bahia © 2005 - 2017