English Version Recomende e Divulgue  Contato  
Busca
    
O Mercado
Estrutura
Lojas
Restaurantes
Região
Como Chegar
Galeria de Fotos
Wallpapers
Cards
O Mercado


Mercado Modelo - Clique para ampliarA região em que está localizado o Mercado Modelo é um verdadeiro passeio pela história cultural da Bahia e do Brasil. Conhecida como Cidade Baixa, que surgiu após sucessivas ampliações da área de praia original, abrigava o Porto da antiga Salvador.

A porção principal é chamada de Conceição da Praia – cuja base foi erguida em 1549 por ordem do então capitão Tomé de Souza, o primeiro Governador-Geral do Brasil.

Com diversos atrativos, a região torna ainda mais interessante e proveitoso o seu passeio ao Mercado Modelo.

Não deixe de conhecer.

Elevador Lacerda
Principal cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873. Idealizado e construído pelo engenheiro Antônio de Lacerda, sua arquitetura surpreende, são 74 metros da base à torre dos elevadores.

Atualmente possui quatro elevadores que fazem o percurso entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa em apenas 11 segundos e transportam mais de 20 mil passageiros ao dia.

Fonte da Rampa do Mercado - Monumento Mário Cravo
Batizada de Fonte da Rampa do Mercado, em homenagem ao antigo Mercado Modelo que ficava ali e foi destruído por um incêndio em 1969. Era na antiga fonte, que os comerciantes se refrescavam nos dias de calor.

A escultura é obra do escultor Mário Cravo Jr. e foi implantada na administração do prefeito, atual senador, Antônio Carlos Magalhães, que se empenhou em mudar a estrutura urbana de Salvador.

Confeccionada em “fiberglass”, a escultura-fonte consiste numa tentativa de conciliar a cidade antiga e o dinamismo dos novos tempos.

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia
Padroeira da cidade de Salvador e do Mercado Modelo, santa de devoção do fundador da cidade, Tomé de Souza, a construção da terceira igreja localizada no mesmo local foi iniciada em 1736.

O teto da nave é uma obra prima de José Joaquim da Rocha, e mostra uma pintura ilusionista feita entre 1772 e 1773.

Forte São Marcelo
Construído na entrada da Baia de Todos os Santos sobre um banco de areia, tinha como objetivo impedir o ataque de piratas aos navios atracados e a aproximação de armadas com alcance de tiro.

Inicialmente batizado de Forte de Santa Maria del Popolo, esta construção militar é também conhecida como o Forte do Mar.

Sua construção teve início em 1650 pelo engenheiro Felipe Guiton e consistia em um projeto de planta aproximadamente circular, com uma grande torre central rodeada de aberturas, onde eram posicionados os canhões de defesa.

Em 1812 foi construído um paredão externo mais alto, em forma de anel, com salas em seu interior, pois os tiros disparados pelos invasores ricocheteavam na torre, atingindo os artilheiros pelas costas.

O escritor Jorge Amado o descrevia como “O Umbigo da Bahia” pela singularidade de sua forma e destaque na paisagem no meio da Baia de Todos os Santos.

Rampa do Mercado Modelo
Local onde os antigos saveiros, que atravessavam a Baia de Todos os Santos, desembarcavam as mercadorias que abasteciam o antigo Mercado Modelo.

Prédio da Associação Comercial
Edifício em estilo neoclássico inglês, construído em 1817, retrata a importância do comércio em Salvador após a independência do Brasil.

O prédio foi erguido sobre as fundações do antigo Forte de São Fernando e possui na sua frente uma praça em que está localizado o monumento aos combatentes da batalha do Riachuelo, ocorrida na segunda metade do século XIX, no Paraguai.

Solar do Unhão
Construído no século XVII, serviu como residência do Desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco e é o único conjunto arquitetônico com elementos rurais no espaço urbano da cidade.

Lembrando casas de engenho e quintas portuguesas, na parte alta ficava a residência da família e na parte baixa, o local dos escravos.

O interior do Solar foi todo reformado em meados do século XX, passando a abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Parque das Esculturas e um restaurante típico.

Museu de Arte Moderna
Com um diversificado acervo de renomados autores baianos, brasileiros e estrangeiros, expostas em suas salas, o museu apresenta, telas, gravuras e esculturas, que representam as artes plásticas do século XX.

Em combinação com a paisagem natural da Baia de Todos os Santos, o MAM é um espaço cultural dinâmico e bastante freqüentado em Salvador.

Parque das Esculturas
Espaço para a exposição de grandes obras das artes plásticas nacionais no entorno do Solar do Unhão. Nos jardins e na praia estão expostas esculturas de conhecidas personalidades da arte.

>>> Clique e veja a galeria de fotos da região.

Encomende seus produtos
Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo Empresa de Turismo de Salvador S/A Site Oficial da Prefeitura do Salvador Bahia.com.br Portal Oficial do Estado da Bahia  



O Mercado | Estrutura | Lojas | Restaurantes | Região | Como Chegar | Galeria de fotos

Todos os Direitos Reservados - Mercado Modelo Bahia © 2005 - 2017